O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) confirmou, a existência da variante Delta do Coronavírus nos municípios de Caxias do Sul e Garibaldi, após o envio dos resultados do sequenciamento genético completo. Para a situação da maior cidade da Serra, a confirmação ocorreu através da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro. Já para o município vizinho, as amostras foram analisadas pela Rede Corona-Ômica, integrante da Rede Vírus do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. A informação foi confirmada na terça-feira, 17.

Todas as amostras já tinham passado por sequenciamento genético parcial no Cevs e apontado para provável delta. A nova variante é considerada mais transmissível que as demais cepas já existentes.

Em nota oficial, a prefeitura de Garibaldi informou que dos seis casos confirmados no município, apenas um segue internado. Os demais são monitorados pelas equipes de saúde.

Até o momento, além de Caxias do Sul e Garibaldi, a Serra Gaúcha já registrou casos da nova cepa nas cidades de Canela, Gramado, Nova Bassano, e São José dos Ausentes.

Municípios com casos confirmados da variante delta

Alvorada, Canoas, Caxias do Sul, Esteio, Garibaldi, Gramado, Nova Bassano, Passo Fundo, Porto Alegre, Santa Maria, Santana do Livramento, São José dos Ausentes, São Leopoldo, Sapucaia do Sul e Triunfo.

Municípios com casos prováveis da variante delta

Alegrete, Alvorada, Bom Retiro do Sul, Cachoeirinha, Canela, Canoas, Capão Da Canoa, Caxias do Sul, Cidreira, Esteio, Garibaldi, Gramado, Gravataí, Guaíba, Montenegro, Não-Me-Toque, Novo Hamburgo, Paraí, Passo Fundo, Porto Alegre, Santo Ângelo, São Francisco de Paula, São Leopoldo, Sapucaia Do Sul, Vacaria e Viamão.