Cozinhar nem sempre esteve na rotina de Rodinei Mattiollo. Entretanto, algumas vezes acompanhava a mãe nos preparativos das receitas e prestava atenção em todos os detalhes. O interesse pela cozinha surgiu mesmo há quatro anos, quando foi morar sozinho. E, assim, esta prática acabou se tornando um hobby. Neste período, foi procurando receitas, trocando ideias e, é claro, praticando. “O mais importante de tudo isso são as dicas, de como fazer e preparar os pratos. Desta forma, cada um adapta ao seu modo e usa a criatividade em qualquer receita. No meu caso, não gostava de risotos e, após aprender a fazer, comecei a gostar”, revela. Entre os pratos que mais gosta de preparar estão os da cozinha italiana, de forma mais rústica. “Pratos simples, mas ao mesmo tempo com um toque diferenciado, são os que mais me atraem”, salienta. Por isso, sempre que possível, gosta de reunir os amigos para cozinhar e confraternizar. “Não sou o cozinheiro oficial da turma, mas, quando podemos, estamos juntos fazendo jantas ou almoços”, finaliza.

Risoto e salmão ao molho de maracujá

Ingredientes:

Para o risoto:
Alho poró
Cebola
Queijo grana padano Uruguaio
Arroz arbóreo
Preparar o caldo de legumes com ingredientes de acordo com a preferência de cada pessoa (neste caso, alho poró, um dente de alho, pimentão, cenoura).

Para o salmão
Um filé de salmão cortado Tempero a gosto (sal, pimenta e limão)

Calda de maracujá
Um maracujá
Mel
Água

Modo de preparo:
Coloque ferver os temperos de sua preferência para o caldo de legumes. Enquanto isso, pique a cebola e o alho poró. Em uma panela, com um fio de azeite, doure estes ingredientes. Acrescente o arroz arbóreo e, aos poucos, o caldo de legumes até o arroz ficar al dente. Acrescente lascas do queijo grana padano uruguaio e finalize.

Tempere os filés de salmão com sal, pimenta e limão e reserve em um refratário. Em uma frigideira, coloque os filés e grelhe os quatro lados até ficarem dourados.

Em uma panela, coloque a polpa do maracujá com mel e um pouco de água (se necessário) e deixe ferver até reduzir.

Para acompanhar:
Leve, ao forno, algumas fatias de presunto parma e deixe ficarem crocantes. Este item dará uma crocância ao risoto.