Ação segue o planejamento de operações em cães e gatos para evitar possíveis abandonos

A Prefeitura de Bento Gonçalves anunciou nesta sexta-feira, 6 de maio, que no próximo sábado, ou seja, amanhã, será realizado o primeiro mutirão de castrações de cães e gatos em bairros da cidade. O primeiro local a receber uma equipe do Departamento do Bem-estar Animal será o bairro Zatt.

Essa ação direcionada aos bairros começa a ocorrer após a finalização de uma etapa que praticamente zerou as filas de castrações de pets dos bento-gonçalvenses, na qual 1.483 animais foram castrados. Agora, nos bairros, o objetivo será a busca de animais em situação de rua para passar pelo procedimento, além de outros em situação de vulnerabilidade com seus donos. Com isso, evita-se a reprodução e consequentemente o abandono de animais.

Durante esta semana, a Secretaria de Saúde (SMS), com apoio de agentes comunitários, realizou o mapeamento dos pontos estratégicos para a execução da ação. As clinicas cadastradas em edital para as castrações, bem como os veterinários estarão acompanhando o mutirão e os procedimentos.

O secretário adjunto de Saúde, Gilberto Júnior, ponderou que essa nova etapa é desafiadora para a pasta, que busca dar um passo a mais no setor. “Essa ação vai necessitar do apoio do trabalho das agentes, que tem mapeado os principais locais no bairro, da comunidade, e das protetoras de animais, que sabem quais precisam desse procedimento”, detalhou.

No próximo semestre será aberto um novo cadastramento para cães e gatos.