A assinatura do Termo de Adesão dos associados da América Latina à Associação Internacional de Enoturismo (Aenotur) ocorreu no dia 9 de outubro, durante o Congresso Latino-americano de Enoturismo. Os municípios de Garibaldi, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Farroupilha e Flores da Cunha, além do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e a Associação de Turismo da Serra Nordeste (Atuaserra), passaram a integrar a Associação.

Pelos respectivos municípios, assinaram o termo o prefeito de Garibaldi, Antonio Cettolin, a secretária de Turismo de Caxias do Sul, Adriana de Lucena, o prefeito de Farroupilha, Claiton Gonçalves e a secretária de Turismo em exercício, Fatima Ortiz. O Ibravin foi representado pelo Diretor Executivo do Instituto, Carlos Paviani, e a Atuaserra pela diretora, Beatriz Paulus. Outros dois países Latino-americanos passaram a integrar a associação. Da Argentina, assinou o termo o coordenador do Departamento de Turismo Bodegas da Argentina, Guillermo Barletta, e do Uruguai, o presidente da Associação de Turismo Enológico do país, Wilson Torres Chavez.

Para a secretária de Turismo e Cultura de Garibaldi e vice-presidente da Aenotur, Ivane Fávero, a integração dos municípios e países ligados ao Enoturismo é fundamental para o fortalecimento do setor. “Juntos, podemos proporcionar roteiros enoturísticos mais completos, além de criar iniciativas com base na experiência conjunta que têm todos os países, municípios e entidades que compõem a Associação”, aponta.

Os representantes receberam uma placa da Associação e, após a assinatura, entregaram um livro e uma bandeira à entidade. A adesão perante a assinatura do Termo torna os municípios citados sócio-fundadores da Aenotur.

Saiba mais

A Aenotur foi oficialmente constituída em 7 de maio de 2014, por Brasil, Espanha, Itália e Portugal, em ato realizado na cidade espanhola de Cambados. A Associação visa aprimorar os destinos enoturísticos, por meio da criação de uma estrutura estratégica de promoção, comercialização e observação.

Um dos principais objetivos da Aenotur é criar uma oferta comum enoturística de qualidade a nível internacional e torná-la competitiva frente a outros produtos turísticos. Mais informações no site aenotur.org.