Os números divulgados pelo Departamento Municipal de Trânsito (DMT) nesta semana, mostram queda no número de multas mais comuns aplicadas durante o ano de 2016 e 2017. Um levantamento do Semanário revelou que motoristas autuados por estarem dirigindo sem cinto de segurança caiu 95%, se comparado ao mesmo período do ano passado. DMT acredita que a conscientização seja o principal fator para o resultado, no entanto, é comum ver motoristas dirigirem sem o acessório pelas ruas de Bento Gonçalves. Conforme DMT, resultado dos índices pode estar ligado ao baixo número de agentes de trânsito.

De acordo com o relatório apresentado pelo Departamento, as multas mais frequentes em 2017 foram relativas a desacordo com o estacionamento rotativo, recusa para testes com etilômetro, estacionar em local de carga e descarga, veículo sem licenciamento, estacionamento em local com horário proibido, passar o sinal vermelho, dirigir usando o celular, condutor sem o cinto de segurança e dirigir sem a carteira de habilitação.

Fonte: Departamento Municipal de Trânsito

Conforme o Coordenador de Políticas Públicas de Trânsito, Gilberto Rosa, neste ano foram realizadas diversas ações de fiscalização com o apoio da Brigada Militar, Polícia Civil e Secretaria Municipal de Segurança Pública, além de atividades educativas, determinantes para a redução das infrações. “Entendemos que o foco na conscientização, com palestras nas escolas, empresas, nos Centro de Formação de Condutores, operações do tipo Blitz, Balada Segura, aliados a melhorias constantes na sinalização e ainda a presença contínua dos agentes da autoridade de trânsito sejam os fatores determinantes desta redução”, garante.

Mesmo com as diversas atividades desenvolvidas pelo setor da Prefeitura, a queda de aproximadamente 95% na aplicação de multas para motoristas que se esquecem de utilizar o cinto de segurança chama a atenção. Para averiguar se a conscientização avançou, a reportagem do Semanário foi até a área central da cidade. Em pouco mais de uma hora, mais de duas dezenas de motoristas foram flagrados conduzindo seus veículos sem o cinto de segurança.

Questionado sobre o número de condutores que não estavam utilizando o acessório de segurança, Rosa explica que a queda no número de autuações sobre a não utilização do cinto se deve a vários fatores. “Um deles é o baixo número de agentes para fiscalizar toda a cidade. Na prática, o efetivo de agentes de trânsito é mais reduzido porque é dividido em três turnos, mais a equipe de fiscalização de transporte e dos serviços administrativos”, pontua.