A sede do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), recebeu na noite de quinta-feira, 8 de fevereiro, artistas, produtores culturais e diretores de radiowebs especializados em música gaúcha. O encontro aconteceu em Porto Alegre, para dar início a um amplo projeto de fortalecimento da autêntica música do Rio Grande.

A iniciativa tem por objetivo criar um grupo de debate e ação para implantação de medidas diversas e pontuais, como por exemplo, ampliar a presença da música regional nas rádios do Rio Grande do Sul; com valorização da cultura musical gaúcha ao longo de todo ano e não somente no mês farroupilha (setembro), ampliação dos horizontes musicais entre os próprios tradicionalistas, muitas vezes focados apenas nas músicas de invernadas; desenvolvimento do gosto musical tradicionalista na sociedade como um todo e viabilização de mais meios para contratação dos grupos musicais pelas entidades tradicionalistas.

A avaliação de Nairo Callegaro é positiva. “Fiquei muito feliz com a receptividade da ideia entre os músicos, agentes, entidades tradicionalistas, nesta área que por muito tempo não foi prioritária no MTG. Essa reunião foi o primeiro passo e quem sabe a partir de agora consigamos torná-la tão forte no Rio Grande do Sul como já são, por exemplo, as áreas artística, cultural e campeira?”, pondera ele, otimista. “O MTG é uma grande bandeira e sob ela todos os protagonistas fortemente engajados na preservação da cultura gaúcha, como são por exemplo os artistas musicais autênticos, devem se sentir acolhidos, abrigados”, afirma.

Fernando Espíndola, do grupo Alma Gaudéria, também coordenou o encontro e é um dos responsáveis pela articulação entre MTG e agentes ligados à música gaúcha.

Estiveram presentes Leôncio Severo, Rádio Sul Net, Ricardo Fontoura, Rádio Quero Quero, Odilon Ramos, Rádio Campo a fora, Leandro Berlesi (Beira D’Estrada), Alexandre Brunetto (Santa Fé), João Lucas Cirne, Jeandro Garcia (FCG), Henrique Scholz (M’Bororé), Ranieri Moriggi, Carlos Rogério (Cuca), Adriano Vedovi, Dâmaris Agnes Gianni, Regis Maciel, Joca Martins, Marcos (Matizes), Fernando Espíndola (Alma Gaudéria), Ernesto Fagundes, Juliano Trindade (Bonitinho), Lincon Ramos (ex-Campeirismo), Erlon Pericles, Felipe Medeiros, Rafa Martins e Ricardo Santos.