Na noite de quarta-feira, 20,a Câmara Municipal de Bento Gonçalves, recebeu entidades e associações da cultura afro-brasileira para uma audiência pública. O encontro foi promovido pela Frente Parlamentar em Defesa da Cultura Afro-brasileira, que oportunizou um espaço para apresentarem suas demandas, e divulgarem ações voltadas ao tema.

Segundo o presidente da Frente, Eduardo Virissimo (PP), este trabalho pretende unir adeptos da cultura afro-brasileira, ouvindo representantes das diversas instituições a fim de compreender suas ações e demandas, promovendo a união para alcançar os objetivos. “Essa audiência propõe discutir, fomentar e enaltecer a evolução histórica da cultura afro em Bento Gonçalves, e entender suas dificuldades para que o poder público possa ser um forte aliado ao seu desenvolvimento”, enfatizou o vereador Eduardo Virissimo.

Um relatório será elaborado contendo as manifestações dos representantes de cada movimento, e enviado ao Poder Executivo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

“É muito importante a participação do Poder Legislativo na construção de políticas públicas de valorização da cultura afro. Precisamos valorizar àqueles que realizam um trabalho pleno e constante em prol da valorização dessa cultura que se mantêm cada vez mais atuante em nosso município”, disse o secretário de Cultura Evandro Soares.

O presidente da Câmara enalteceu a evolução desse tema dentro do Poder Legislativo fazendo menção a outras ações já promovidas pela Casa em outras oportunidades. O presidente lembrou da audiência pública realizada ainda na legislatura passada, mas que deu voz ao povo haitiano. Ele enfatizou a importância do poder público cultivar um olhar atento às políticas públicas que atendam nossa comunidade. “Buscamos uma construção maior, e precisamos da participação de mais integrantes da esfera pública pois falamos além da cultura negra, falamos da saúde, da oportunidade de trabalho e demais aspectos essenciais para qualidade de vida. A Câmara de Vereadores vem fazendo sua parte” concluiu Scussel.

A audiência também contou com a presença dos vereadores Idasir dos Santos, Gustavo Sperotto e Sidinei da Silva, do vereador do município de Caxias do Sul, Edson da Rosa, da coordenação do núcleo de estudos afro e indígena do IFRS e de diversos movimentos.

Fonte e Foto: Assessoria de Imprensa