Segue até sexta-feira, 31, o prazo para que motoristas consigam garantir descontos que podem chegar a 22,4% na quitação do Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), referente o ano de 2020. A possibilidade na redução do valor ocorre pela redução de 3% pela antecipação no pagamento, além da soma das vantagens de programas como Bom Cidadão e Bom Motorista.

De acordo com o DetranRS, os contribuintes que optarem parcelar o valor, terão um desconto de 3% sobre a primeira parcela. A segunda ocorre no dia 28 de fevereiro, com desconto de 2% e a terceira em 31 de março. Nesta, o contribuinte garante 1% de redução no valor da parcela.

Para garantir a diminuição no valor do IPVA 2020, o motorista pode consultar se possui benefícios juntos aos programas Bom Motorista e Bom Cidadão. O primeiro é direcionado àqueles que não receberam multas nos últimos três anos. Estes terão dedução de 15% no valor do tributo. Para quem não foi multado há dois anos, o índice é de 10%, e quem ficou um ano sem infrações tem 5% de abatimento. Já o programa Bom Cidadão dará aos proprietários de veículos, inscritos no programa Nota Fiscal Gaúcha, desconto de 5% para os que acumularam no mínimo 150 notas fiscais com CPF, 3% para os que tiveram entre 100 e 149 notas e 1% para quem acumulou entre 51 e 99 notas.

Pagamento do IPVA: onde efetuar?

O pagamento do IPVA 2020 pode ser realizado diretamente nos sistemas online ou presencialmente nos bancos credenciados: Banrisul, Bradesco, Santander, Sicredi, Banco do Brasil (somente para clientes) e agências lotéricas da Caixa. Basta ter em mãos o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) ou informar a placa ou o Renavam do veículo.

A taxa de licenciamento do veículo, multas de trânsito e o seguro DPVAT (Seguro de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Via Terrestre) podem ser pagos separadamente do IPVA. Um tributo não interfere no pagamento do outro.

Para consultar os dados relativos aos veículos, como valores a pagar, multas e pendências, o contribuinte pode acessar o site do IPVA ou o aplicativo para dispositivos móveis – IPVA RS –, disponível gratuitamente na App Store e na Google Play.

O contribuinte pode ainda pagar o imposto na data de vencimento por placas durante o mês de abril, quando valem somente os descontos de Bom Motorista e Bom Cidadão.

Fonte: Redação e Ascom DetranRS
Foto: Reprodução