Na noite de domingo, 17, moradores do bairro Cidade Alta, em Bento Gonçalves, foram surpreendidos por um incidente que poderia ter terminado em tragédia. Um motorista, de 49 anos, causou um verdadeiro caos ao realizar manobras arriscadas em alta velocidade pelas ruas da cidade, culminando em uma colisão em uma rotatória na avenida Osvaldo Aranha.

De acordo com o relato da Guarda Civil Municipal (GCM), que acabou presenciando a situação, o indivíduo, cujo nome não foi divulgado pelas autoridades, ignorava as normas de trânsito, colocando em perigo a vida de outros condutores e pedestres. Seu comportamento imprudente chamou a atenção da guarnição, que agiu rapidamente para conter a situação.

Foi durante um patrulhamento de rotina que os agentes avistaram o veículo em alta velocidade, realizando manobras perigosas. No entanto, antes que pudessem intervir, o motorista perdeu o controle do veículo e colidiu violentamente em uma rotatória no bairro Cidade Alta. O impacto foi tão intenso que o carro acabou capotando sobre outros veículos que estavam estacionados na via pública, causando danos materiais significativos.

Após o acidente, o motorista foi submetido ao teste do bafômetro, que indicou uma concentração de 1,01 mg/l de álcool no sangue, ou seja, quatro vezes superior ao limite permitido pela legislação de trânsito. Comprovada a embriaguez, o indivíduo foi imediatamente detido pelas autoridades e encaminhado à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) para o registro da ocorrência.

Este incidente serve como um lembrete contundente dos perigos da combinação entre álcool e direção. A irresponsabilidade do motorista poderia ter resultado em consequências ainda mais graves, colocando em risco não apenas sua própria vida, mas também a de outros usuários das vias públicas.

Em notam a GCM reiterou a importância da conscientização sobre os riscos da condução sob influência de álcool e destacam a necessidade de aplicação rigorosa da lei para coibir esse tipo de comportamento irresponsável. “A Guarda Civil Municipal de Bento Gonçalves está comprometida com a segurança e a ordem pública em nossa comunidade e continuará a agir com firmeza diante de situações que comprometam esses princípios. Reforça também que está atuando 24 horas por dia nas ruas de Bento Gonçalves, denúncias podem ser feitas pelo número de emergência: 153”, diz o documento.