Redondo, verde e comum gosto azedinho. Se você pensou no limão, acertou. Fruta muito famosa, não agrada a todos pelo simples fato do seu gosto provocar uma “cara feia” em muitos que o consome.
Apesar disso, é um dos alimentos mais úteis do mundo, pois é capaz de atuar em diversas modalidades, além da caipirinha e da limonada.

Troque o limão que compõe pratos culinários e batidas, e você terá um alimento que serve para limpar móveis, peças íntimas, como repelente e até para garantir a beleza.

Se a vida te dá limões, faça uma limonada

Isso mesmo, a primeira dica de como usar o limão é fazendo o que todo mundo sabe: uma limonada. Isso porque o suco dessa fruta é um excelente remédio contra a constipação, indigestão e as impurezas do sangue. Assim, se você tomar um copo de manhã ainda em jejum de uma bebida que leve o limão, pode ter certeza que os processos digestivos serão melhores durante todo o dia. Além disso, a fruta ajuda a reduzir casos de pressão alta, câncer e catarata.

Produto de limpeza
multiuso

Para ter um produto natural que ajuda a retirar as impurezas e os fortes odores em alguns móveis, à exemplo da geladeira, basta misturar as cascas de limão e 150 ml de vinagre em um recipiente. Deixe os ingredientes descansarem durante uma noite e na manhã seguinte adicione mais 150ml de água. Depois é só balançar a substância e usar onde for necessário.

Retirando o odor
dos sapatos

Quem tem o famoso chulé e quer se ver livre dele, basta usar as cascas de um limão fresco e colocar nos sapatos. Deixando a fruta agir durante uma noite toda, é certeza do odor ter sumido logo de manhã do dia seguinte.

Usando o limão na limpeza de tábua de carne

Ao usar a tábua de carne, a peça pode ficar manchada e com um cheiro muito forte. Às vezes, só água e detergente não são suficientes para fazer uma limpeza correta no utensílio doméstico. A solução pode vir por meio do limão, que ao ser utilizados como esponja junto com o sal grosso elimina as impurezas na tábua. Basta apenas esfregar a fruta na parte a ser limpada e esperar 10 minutos. Em seguida, enxague e se achar necessário repetir o processo.

Deixando unhas saudáveis

Além de auxiliar na saúde do organismo e ainda ajudar na limpeza de utensílios domésticos, o limão é um ótimo produto natural para deixar as unhas fortes e saudáveis. Para conseguir isso é simples, basta pingar algumas gotas do sumo do limão em um recipiente de água morna. Em seguida mergulhe as unhas e deixe a mistura agira por alguns minutos.

Casca de limão para plantar

Que tal reutilizar as cascas do limão em plantações ainda deixar a casa mais bem decorada? São duas coisas simples de se conseguir. Para isso, não descarte as cascas do limão após usar o seu sumo. Ao invés disso, coloque adubo e sementes no meio. Depois é só esperar que a plantinha cresça na “caqueira” feitas com cascas de limão.

Toalhas mais brancas

O limão é ótimo produto natural que promove a limpeza, até mesmo em peças íntimas. No caso de toalhas brancas que estejam manchadas, o caso é simples. Basta deixa-las de molho em uma mistura de suco de limão e bicarbonato de sódio, por aproximadamente meia hora antes da lavagem. Em seguida, é só lavar normalmente.

Remover manchas de suor ou desodorante de roupa

Com limão e água é muito simples e rápido de retirar manchas de suor ou de desodorante de roupas. Basta esfregar quantidades iguais dos ingredientes na área desejada e esperar que seque. Em seguida, se for necessário, repita o processo. Caso não seja, só é preciso enxaguar.

Repelente natural para a casa

Afastar insetos e até mesmo o mosquito da dengue é possível com o uso do limão e o auxílio de cravos. Essa façanha é ideal para deixar a casa livre desses seres indesejáveis. Basta dividir o limão no meio e enterrar cravos em cada lado da fruta. Em seguida, espalhe pela casa da maneira que você desejar. O ideal é trocar a cada três dias para assim manter o efeito.