Bento Gonçalves é uma história aberta que iniciou com a colonização por diversas etnias, em 1875. De lá para cá, a cidade teve diversos marcos históricos como a constituição de sua municipalidade, em 1890, e sua evolução ao longo dos séculos XX e XXI. Um processo onde o urbano e o rural compõem identidades que refletem nas mudanças das paisagens que acompanharam seu crescimento.

 Nesta perspectiva, de 07 de janeiro a 07 de fevereiro de 2023, o Museu do Imigrante e o Piazza Salton estão promovendo e convidando a comunidade a olhar e (re) conhecer a cidade a partir das fotografias registradas na primeira e segunda metade do século XX.

O Museu do Imigrante conta em seu acervo arquivístico mais de cinco mil fotografias, e desde 1974 cumpre um papel social de impacto na conservação e preservação de algumas históricas e memórias visuais de Bento Gonçalves.

Processo de seleção das imagens 
As fotografias dessa exposição fazem parte desse acervo e possuem uma peculiaridade: foram ampliadas de uma coleção privada de negativos de vidro, pertencentes ao histórico fotógrafo da cidade, Nilso Maioli. Em conversa com a sua filha, Melissa Maioli, em abril de 2022, identificou-se alguns aspectos sobre a trajetória de guarda da subcoleção que contém cento e cinquenta fotografias. Melissa relata a doação de uma caixa com negativos de vidro ao seu pai, que procurou preservar e conversar os itens. A partir disso, foi iniciado um processo de digitalização e comunicação dessas fotografias.  

Os negativos passaram por um processo de higienização e algumas imagens foram ampliadas e divulgadas, e naquele período, por volta dos anos 2000, um funcionário do Museu do Imigrante fez contato com o Estúdio para saber mais sobre esse acervo. E assim, conjuntamente, realizaram um processo de datação das fotografias, cujas informações foram anotadas no verso dessas imagens. A partir disso, o fotógrafo Maioli, optou por doar 150 (cento e cinquenta) imagens ampliadas e impressas ao Museu do Imigrante para preservação e valorização da história visual de Bento Gonçalves. Dessas, aproximadamente 35 vão estar na exposição.

Bento Gonçalves em Preto e Branco  
A exposição será elaborada com conjunto de fotografias do acervo, em alta qualidade, impressas em placa de PVC, contendo registros da região central de Bento Gonçalves, bem como imagens de parreirais, tão presentes na formação histórica local.

Além do convite a um passeio aos passados da cidade, será reservado um espaço para que o visitante colabore com informações sobre as fotografias, como por exemplo, na identificação de pessoas e locais das imagens.
De acordo com a museóloga Deise Formolo “as fotografias são registros, fragmentos visuais carregados de significados históricos, sociais, culturais e artísticos. Através das lentes dos profissionais da imagem é possível criar narrativas e análises de outros tempos. Para além de uma simples lembrança, as imagens são fontes históricas e nos auxiliam a compreender a nós mesmos e aos outros”.

“Receber uma exposição que remonta diversas épocas da cidade aqui no Piazza Salton é fazer uma viagem a um passado recente, carregado de evolução e histórias, mas acima de tudo é levar as pessoas que aqui moram e trabalham a conhecer a nossa querida Capital Brasileira do Vinho de ontem e de hoje. Temos certeza que iremos trazer à tona muitas memórias deste tempo que teve seus primeiros acontecimentos justamente aqui no entorno do Piazza. Estão todos convidados a viver essa experiência”, destaca a diretora Paula Reginato.

Exposição “BENTO GONÇALVES EM PRETO E BRANCO”
Período de visitação: 07/01 e 07/02/2023
Horário: 9h às 21h
Abertura: 07/01 às 17h
Local: Piazza Salton – Rua Dr. Montauri, 113, bairro Centro

Fonte: Assessoria de Comunicação