Quarta-feira, 01 de Julho de 2026

ÚLTIMA HORA

Morre o músico nativista “Porca Véia”

O cantor, instrumentista e compositor Élio da Rosa Xavier , mais conhecido como “Porca Véia”, morreu na tarde desta sexta-feira, 12, em Novo Hamburgo, aos 68 anos, após sofrer uma parada cardíaca. Ele estava internado no Hospital Regina.

De acordo com informações de familiares, o artista foi diagnosticado com insuficiência renal. Em 2018, realizou um transplante de rim, porém, seu organismo acabou rejeitando o novo órgão. Atualmente, ele realizava seções de hemodiálise três vezes por semana. Porca Véia foi fundador do Grupo Cordiona e autor de sucessos como”Lembranças”, “De Alma Serrana”, “Do Jeito que Deu” e “Gaiteiro Por Demais”.

Produtor rural até aos 16 anos, começou sua carreira artística com seis anos de idade por influência da família, na qual havia muitos músicos amadores. Fez curso técnico agrícola, quando ganhou o apelido que é hoje seu nome artístico. Participou de muitos festivais e apresentou-se com Kleiton e Kledir nas melhores casas de espetáculo do Brasil, como o Canecão do Rio de Janeiro e no Palace em São Paulo. Foi aluno dos Irmãos Bertussi, a quem ele sempre reverenciou nos palcos, através da “música Bertussi”. Ele deixa a esposa Claudinéia Bossardi e quatro filhos.

Foto: Reprodução

Respostas de 8

  1. Os nossos sentimentos à tds os familiares e amigos ,aqui no Mato Grosso querência distante dos rincões Gaúchos estamos todos tristes com esta passagem do nosso querido Porca Véia para o plano celestial

  2. Meus sentimentos aos familiares e amigos,
    Pense nos momentos felizes vividos com ele, assim a perda será triste, mas menos dolorosa.
    Que o grande criador do universo derrame suas bênçãos sobre todos e ilumine o caminho dele.

  3. Sou fã incondicional do Porca Veia e todas as semanas, aprecio suas canções pelo Youtube enquanto trabalho no computador. Foi com muita tristeza e surpreendido por tão amarga notícia, cumpre-me apresentar aos familiares e amigos do querido Élio da Rosa Xavier os meus profundos sentimentos e condolências pelo passamento desse grande artista que com muitas alegrias brindou o povo gaúcho e sustentou a tradição gauderia por todos os rincões por onde se apresentou. Que o nosso patrão lá de cima, o Grande Árbitro dos Mundos, o acolha em seu melhor lugar e que lhe conceda uma nova missão entre nós para nos fazer alegria novamente. Que a coragem esteja presentes com os familiares para suportar a ausência e a saudade. Um grande abraço com meus pêsames a todos!
    Walmir Battu
    Gaúcho de Cruz Alta-RS.

  4. Meus sinceros sentimentos para toda a família que Deus conforte o coração de todos ele foi e sempre será um grande elo da música tradicionalista sempre fui um grande fã do famoso porca veia

  5. vai com deus meuamigo porca veia um abraço do nelson ogembloswki do seu grande fã vamos sentir muita falta vai com deus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ANUNCIE CONOSCO

Sua marca em destaque para milhares de leitores