Após permanecer um ano e dois meses em tratamento hospitalar, o fundador da Vinícola Dom Cândido Vinhos Finos não resistiu e morreu nesta terça-feira, 20 de outubro, em Bento Gonçalves. Cândido Valduga, 84 anos, havia sido atropelado em agosto do ano passado por um caminhão no bairro Cidade Alta. Desde então, o vitivinicultor ficou internado em hospitais e clínicas. O velório acontece na Capela das Almas, no Vale dos Vinhedos. O sepultamento está previsto para às 16h30min desta quarta-feira, 21, no cemitério da Capela. 

Seu Cândido, como era conhecido, aprendeu a arte de plantar uvas e produzir vinhos com o pai, Marcos Valduga. Outros dois irmãos dele também fundaram vinícolas na região.

Em 1986, Cândido inaugurou a cantina no Vale dos Vinhedos para processar a fruta com o ajuda dos filhos. No início, a uva era dividida entre o fornecimento para outras empresas e a própria produção. Ele também foi o primeiro produtor do Vale a cultivar a variedade Cabernet Franc.

De lá para cá, o negócio se expandiu e a marca se tornou conhecida no Brasil. Atualmente, o negócio garante o emprego de 10 pessoas. Antes do acidente, o vitivinicultor fazia questão de receber os turistas e clientes na vinícola.

Informações do Pioneiro.