Morreu na segunda-feira, 11, em decorrência de um tumor, aos 102 anos, José João Pereira, o primeiro soldado do batalhão do Exército de Bento Gonçalves, a  manifestar interesse em atravessar o Atlântico e ir para a Itália lutar na Segunda Guerra Mundial.

Nascido em São Pedro do Sul, Pereira conheceu o trabalho cedo, o que o fez conhecer a farda tarde. Estava dedicado às plantações de arroz no Uruguai quando alcançou a idade do alistamento, que acabou adiado. Durante a preparação, Pereira fez curso de cabo em Bento Gonçalves e logo após foi para o Rio de Janeiro, para treinar por dois meses antes de embarcar para a Itália, onde a Força Expedicionária Brasileira (FEB) atuou em apoio aos aliados. Chegou à Europa no início de 1945. Soube logo no desembarque sobre a tomada de Monte Castello – principal batalha com participação das tropas brasileiras. Uma doença repentina também atrapalhou os planos de combate.

Ao se recuperar, ficou cerca de oito meses na companhia de engenharia da FEB. Apesar de ser um homem de poucas palavras, lembrava com frequência das histórias da época. O destaque era sempre o retorno ao Brasil, que teve a presença do então presidente, Getúlio Vargas.

Pereira fixou residência na cidade de Santa Maria com Cacilda, sua esposa, ao qual havia reatado o noivado logo depois da volta do companheiro. Ele trabalhou na Esso e nos Correios, até se aposentar como subtenente do Exército aos 69 anos. O ex-combatente completaria 103 anos em janeiro de 2018.