Campeão do mundo como atleta, treinador e coordenador, ele ficou marcado por sua paixão pela “amarelinha”, como chamava a camisa da seleção brasileira

Morreu na noite de sexta-feira, 5 de janeiro, o ex-jogador e ex-técnico da seleção brasileira, Mario Jorge Lobo Zagallo, aos 92 anos. O falecimento foi confirmado na madrugada deste s[abado, 6 de janeiro, por meio de postagem em uma rede social.

Zagallo é um dos personagens mais icônicos do futebol brasileiro e detém o recorde de atleta que mais venceu Copas do Mundo. Como jogador, trouxe os dois primeiros títulos do Brasil, em 1958 e 1962. Como treinador, conquistou o tri, em 1970, e como coordenador técnico, em 1994, auxiliou na conquista do tetracampeonato mundial.

O Velho Lobo começou a carreira no América-RJ. Ele também defendeu as cores do Flamengo por quase uma década. Consagrou-se no Botafogo ao lado de Garrincha, Didi e Nilton Santos. Também treinou os dois clubes, assim como os rivais Fluminense e Vasco. Zagallo treinou as seleções do Kuwait, dos Emirados Árabes Unidos e da Arábia Saudita.

A última experiência de Zagallo profissional foi como coordenador técnico de Carlos Alberto Parreira na Seleção Brasileira durante a Copa do Mundo de 2006, na Alemanha.

Foto: Divulgação