Com a promessa de finalizar as obras em fevereiro desse ano, as obras do posto de saúde do bairro Vila Nova seguem paralisadas. Iniciadas há um ano, homens que trabalhavam no local não foram mais vistos e a estrutura está abandonada. Moradores do bairro buscam atendimento em outras unidades de saúde. Segundo a secretaria de Saúde, obras devem ser retomadas assim que o Governo Federal voltar a repassar os recursos.

De acordo com o secretário de Saúde, Diogo Segabinazzi Siqueira, mais de 70% desta obra (reforma e ampliação) está concluída. “Estamos esperando receber a última parcela do Governo Federal para conseguir terminar a reforma”, explica. Segundo Siqueira, a empresa contratada paralisou a obra. “Bento Gonçalves não é uma exceção, estes atrasos por parte do Governo Federal estão ocorrendo em todo o país. Infelizmente o Município não pode utilizar recurso próprio e depois ressarcir esta verba com recurso Federal”, lamenta.

Obras seguem paralisadas. Foto: Reprodução

Ainda, segundo o secretário, o município reconhece o atraso e lamenta não poder tomar outra atitude, senão aguardar pelo depósito dos valores devidos. “Reconhecemos a dificuldade, mas estamos de mãos atadas porque necessitamos da liberação dos recursos do Ministério da Saúde. Teríamos esse recurso próprio, mas não podemos utilizar e depois fazer o ressarcimento”, pontua.

No bairro Vila Nova e Eucaliptos serão duas equipes da Saúde da Família. Enquanto a unidade não fica pronta, as ESF´S Vila Nova II, Fenavinho e Licorsul com suas equipes da Saúde da Família estão auxiliando no atendimento dos moradores dos bairros Vila Nova e Eucaliptos que estão por hora sem Unidade de Saúde.

No entanto, as unidades estão sobrecarregadas. Moradores relatam que, muitas vezes é necessário o deslocamento para outros postos de saúde, durantea  madrugada para conseguir uma ficha de atendimento com o médico.

Ainda não previsão para a retomada das obras.