Há uma semana um caminhão passou pela rua Itália Brandalise, no bairro Imigrante, e arrancou os fios de telefone e internet prejudicando a prestação dos serviços. Desde então os moradores, sem internet e telefone fixo, ligam incessantemente para a Oi, que se compromete em arrumar, mas sempre adia a visita dos técnicos responsáveis. A empresa informou à redação do Semanário que vai realizar o reparo o mais breve possível.
De acordo com depoimento dos residentes, há mais ou menos um mês passou um caminhão, que subiu a rua de ré e fez com que o fio cedesse um pouco. Eles contam que ligaram para a Oi informando do ocorrido, com a expectativa de que a estrutura fosse concertada antes de o fio ser arrancado completamente por qualquer outro caminhão que passasse pela via. A Oi não fez o reparo.
Na sexta-feira, dia 17, por volta das 22h, passou outro caminhão e arrancou o que restava dos fios. Parte dos cabos caíram em um terreno baldio e, no lado oposto da rua, invadiram o pátio de uma casa que, inclusive, está sem internet e telefone.
Os moradores contam que não é a primeira vez que isso acontece. Há dois anos o mesmo problema era frequente, porém, a empresa reparou a estrutura de sustentação dos cabos e não voltou a acontecer. De acordo com José Andreola, de 86 anos, nos últimos dois anos tudo ficou perfeito, até passar o caminhão. “Antes disso caiu várias vezes”, relembra. Outros moradores abriram chamado na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Justificativa da Oi

De acordo com nota oficial da Oi, “uma equipe técnica será enviada ao local citado pela reportagem e os fios sob responsabilidade da companhia serão ajustados o mais brevemente possível”. Além disso, a companhia informa que “mantém um programa permanente de manutenção de sua rede, com investimento na criação de novas equipes de manutenção, que auxiliam no monitoramento e reparo dos danos à sua rede”.
Os problemas causados por interpéries ou vandalismo, de acordo com a Oi, acontecem diariamente e muitas vezes são resolvidos no mesmo dia. Além disso, informa que “oferece o canal de atendimento 10314 para envio de solicitações de reparos”.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário deste sábado, dia 25.