Revitalização do relógio demorou cinco dias para ser finalizada

Quem se aproxima de Monte Belo do Sul, cidade da Serra Gaúcha, logo enxerga um ponto que é um marco para a cidade: a bela construção do par de torres da Igreja São Francisco de Assis, localizada em região montanhosa, a 65 metros de altura, que sinaliza que o município está próximo. Nele, está um relógio antigo, que veio junto com a construção da igreja, na década de 1960.

Depois de anos tendo manutenção pelos próprios moradores, nesta semana o relógio histórico teve limpeza e ajustes por um profissional. Segundo o padre Jadir Dagnese, responsável pelo local, existem poucas máquinas e engrenagens como essa em toda a região. “A gente está fazendo uma reforma, é algo que está ali há mais de 60 anos e sempre teve uma revisão básica e agora foi todo desmontado”, explica.

De acordo com pároco, foram recuperadas algumas peças, mas nenhuma foi trocada. A importância da manutenção para a cidade é extrema. “Justamente por causa da própria igreja, que é colocada sobre a montanha, os turistas que vêm, gostam do local. Quem mora aqui, quando percebe que o relógio não funciona, já liga para saber o que aconteceu”, conta.

Quem está fazendo os ajustes é o técnico relojoeiro, Dauri Klein, que praticamente aprendeu o ofício sozinho. “Fiz um cursinho por correspondência para consertar relógios de pulso, despertadores, aqueles modelos antigos de parede, mas foi o básico. Trabalhei muitos anos com isso, até quando começou a faltar profissionais para relógios de igreja, então me dediquei e aprendi sozinho”, lembra.

O processo de desmonte não é simples. Klein trabalhou desde segunda-feira, 12, e terminou o serviço apenas na última sexta-feira, 16. “É uma tarefa bem complexa, são muitas engrenagens, é enorme e para uma restauração geral foi preciso desmontar tudo”, pontua.

Klein recomenda, ainda, que esse processo seja feito periodicamente nos relógios existentes aos arredores. “Em muitos lugares as pessoas acham que porque o relógio está funcionando há muitos anos, só lubrificando, não é preciso fazer manutenção, limpeza e revisão. Começa a dar problema porque não se enxerga os defeitos, uma trinca ou peça desgastada. Quando os ajustes são feitos, é muito mais fácil deixar em dia”, conclui.

Foto: divulgação