A doação de órgãos é um ato de amor e solidariedade, que tem o poder de transformar a vida do próximo.

Quarenta captações de córneas foram realizadas nos últimos três anos em Garibaldi. O resultado é fruto da mobilização conjunta entre a Prefeitura Municipal, Secretaria Municipal de Saúde, LEO E Lions Clube e o Banco de Olhos do Hospital Pompéia, em Caxias do Sul. Os procedimentos são realizados pelo  Hospital Beneficente São Pedro. Para o êxito das doações, uma equipe da SMS é capacitada para orientar os familiares para a doação, que deve ocorrer até seis horas após o falecimento, caso haja autorização. A técnica cirúrgica não causa deformação no rosto. “Agradecemos aos garibaldenses que estão entendendo a importância de doar e mudar a vida de quem recebe”, incentiva a secretária municipal da Saúde, Simone Agostini de Moraes.

A córnea é um tecido transparente, sem vasos sanguíneos, com superfície lisa e brilhante, que se assemelha ao vidro de um relógio. Tem por função proteger o olho e prover condições óticas ideais para focar uma imagem nítida na retina. Mesmo pessoas com problemas de visão podem ser doadoras, caso as córneas não forem afetadas.

Precisa de transplante quem tem alguma deformidade ou perda da transparência na córnea, impedindo a visão normal, causando deficiência ou cegueira.

Pode ser doadora de córneas toda a pessoa falecida entre 2 e 80 anos de idade, que não apresente infecção generalizada, hepatite (B ou C) ou AIDS, e que sinta a necessidade de ajudar o próximo. Para isso, é essencial manifestar em vida aos familiares a vontade de ser doador.

Fonte: Redação e Assessoria de Imprensa