A pandemia do coronavírus mudou completamente a rotina das pessoas que têm por hábito frequentar as igrejas. Embora tanto o decreto municipal quanto o estadual permitam que locais que realizem celebrações religiosas continuem atendendo, desde que obedecendo o limite máximo de pessoas nas missas e cultos, quem está envolvido diretamente, decidiu não abrir as portas durante esse período.

É o caso das igrejas católicas, que celebraram a última missa com púbico presente no dia 19 de março. “Optamos em não ter público justamente para preservar a vida das pessoas, que é o bem maior. Pelo tempo que for necessário, vamos manter as igrejas fechadas, independente dos decretos. Quando a situação amenizar, vamos reabrir”, enfatiza o pároco da Paróquia Santo Antônio, Padre Ricardo Fontana.

Padre Gilmar Paulo Marchesini, padre Ricardo Fontana e padre Daniel D’Agnoluzzo Zatti

Embora as atividades presenciais da paróquia tenham sido canceladas ou suspensas por tempo indeterminado, as missas continuam sendo celebradas, porém, em formato diferente: online, por meio de transmissão ao vivo nas redes sociais. “Todos os dias estamos fazendo transmissão da missa, às 18h. Durante a semana, a média é de 130 pessoas assistindo. Nos domingos, alcançamos até 400 pessoas acompanhando ao vivo”, conta o padre Fontana.

O pároco da Paróquia São Roque e da Nossa Senhora do Rosário, de Faria Lemos, Padre Daniel D’Agnoluzzo Zatti, afirma que a comunicação virtual está sendo muito presente na vida pastoral. “Conheço algumas pessoas de 80 anos ou mais que começaram a mexer no Facebook e aprenderam justamente para acompanhar as programações da paróquia. Outros pedem auxilio dos jovens. Está sendo um desafio para alguns, mas estão conseguindo dar conta”, observa.

Catequese em família

Como o momento é de readaptação, as aulas da catequese continuam, porém, de casa. Para isso, os padres estão gravando vídeos na paróquia que, posteriormente são enviados para as catequistas, que repassam o material para que os próprios pais façam os encontros com as crianças. “Essa interação está sendo bem interessante. Está sendo bonito o vínculo”, elogia o padre Fontana.

Páscoa nas Casas

Para a Semana Santa, as paróquias Santo Antônio, Cristo Rei, São Roque e Nossa Senhora do Rosário, de Faria Lemos, darão vida à campanha “Páscoa nas Casas”. O objetivo é incentivar os católicos, das suas próprias casas, a celebrem a paixão, morte e ressurreição de Jesus com intensidade.

As celebrações de Ramos, Ceia do Senhor, Paixão, Vigília Pascal e o Domingo de Páscoa serão transmitidos nas páginas de todas as paróquias. Além disso, de acordo com o pároco da Paróquia Cristo Rei, padre Gilmar Paulo Marchesini, cada dia terá um símbolo diferente onde as famílias poderão colocar em destaque nas casas.

Considerada a festa mais importante para os cristãos, a Páscoa desse ano, embora não tenha a proximidade física, segundo Marchesini, ainda será em “comunhão profunda com todos os que creem”, afirma.

Igrejas evangélicas

As igrejas evangélicas do município também optaram por não celebrar os cultos presenciais. O pastor presidente da Assembleia de Deus em Bento Gonçalves, Eliezer Morais, afirma que as portas estão abertas para a comunidade nos horários em que ocorreriam os cultos, entretanto, apenas para fazer atendimentos individualizados. “Caso alguém venha, a gente atende, oramos, ajudamos quem tem alguma necessidade espiritual”, explica

Pastor presidente da Assembleia de Deus em Bento Gonçalves, Eliezer Morais

Morais afirma que a igreja está em casa até que sintam segurança para poderem se reunir novamente. “Todo mundo está fazendo os cultos em casa e nós transmitimos a palavra, a oração, via redes sociais. A nossa igreja sempre incentivou o que chamamos de culto doméstico. É uma pratica dos nossos membros realizar o culto em casa”, explica.

O pastor destaca a importância de manter a fé e a esperança em Deus em situações de dificuldade. “A presença das igrejas em qualquer momento de crise é muito importante. A presença do espiritual, da fé, de as pessoas terem esperança, confiança em Deus em qualquer momento, especialmente no de crise, é imprescindível”, acredita.