Pelo menos 1,5 milhão de doses de vacinas da Janssen devem chegar ao Brasil na terça-feira, 22. A afirmação é do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, durante audiência na comissão temporária do Senado que discute ações contra o novo coronavírus.

Segundo o ministro, os imunizantes fazem parte da compra de 38 milhões de doses feita pelo governo Brasileiro. Em um primeiro momento, a intenção do ministério era de que pelo três milhões de doses chegassem nessa primeira remessa, o que acabou não se concretizando. “Em relação às vacinas da Janssen, essas vacinas estavam previstas no nosso calendário para o último trimestre do ano. Eram 38 milhões de doses. Negociamos com eles e iriam antecipar 3 milhões de doses na semana passada, lamentavelmente não foi possível. Mas antecipo aqui que amanhã deve chegar no aeroporto de Guarulhos 1,5 milhão”, disse Queiroga.

Diferentemente das demais vacinas, o imunizante da Janssen exige apenas uma única aplicação para imunizar completamente o paciente.

Ainda, segundo o ministro, pelo andamento da aplicação das vacinas e a chegada semanal de novas doses, o governo acredita que toda a população vacinável do país poderá ter recebido a primeira dose até setembro. Até o momento, o Brasil tem 600 milhões garantidas. Queiroga declarou em seu discurso inicial que acredita que a partir de setembro o país estará numa situação mais favorável em relação à pandemia. Para isso, disse que, além da aceleração na vacinação, será ampliada a testagem dos brasileiros. “Nosso objetivo é testar até 20 milhões de brasileiros todos os meses, sendo um milhão e 800 mil testes na atenção primária e os outros no setor público”, revela.

Foto: Walterson Rosa / Ministério da Saúde