O Ministério Público de Bento Gonçalves realiza na quinta-feira, 9 de novembro, a partir das 13h30min, na sede do Senai/Cetemo,  o 1º Encontro Regional Restaurativo da Serra Gaúcha, resultado do projeto Pacificação nas Escolas: Um Olhar Restaurativo do MPRS. A ação é uma iniciativa da Promotoria de Justiça da Infância e Juventude e reunirá os seis grupos formados recentemente nos Círculos de Construção de Paz, envolvendo cerca de 150 pessoas, da área da educação, assistência social e saúde.

O projeto é uma realização em parceria com a Associação de Juízes do Rio Grande do Sul (Ajuris) e Secretaria Estadual de Educação (CIPAVE), por intermédio da 16ª Coordenadoria Regional de Educação. As formações envolveram 16 municípios da região da Serra, abrangendo as Comarcas de Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Garibaldi, Nova Prata e Veranópolis.

No total, desde o início das ações, foram seis formações realizadas e, a partir delas, passaram a acontecer os Círculos de Construção de Paz nas escolas das redes públicas e privadas, como um mecanismo de prevenção à violência por intermédio do diálogo. Entre os objetivos do encontro, estão o debate com as escolas, reavaliando as metodologias aplicadas na prevenção e resolução de conflitos; fomentar ou fortalecer as redes de apoio preexistentes para a utilização dos ambientes de ensino como espaços sociais formadores da cidadania; aproximar as comunidades escolares do espaço social educador, entre outros.

Para retratar um pouco do trabalho já desenvolvido, foram produzidos 24 banners, que serão apresentados no dia do evento, celebrando o que já foi possível realizar no curto tempo de atividade, já que as práticas restaurativas passaram a ser implementadas a partir do mês de julho, após as formações dos facilitadores em círculos de construção de paz.

O promotor de Justiça Elcio Resmini Meneses foi designado pelo Procurador-Geral de Justiça para coordenar o projeto, que terá continuidade no ano de 2018. De acordo com Resmini, “com a elaboração da ação, foram propostas metas que se buscam alcançar, como a diminuição da evasão escolar e a redução no número de registros de ocorrências policiais de conflitos ocorridos no ambiente escolar”, garante.