A partir de 1º de março, nove leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São Pedro, em Garibaldi, serão habilitados em definitivo pelo Ministério da Saúde. A informação foi confirmada através de uma portaria da pasta. Os espaços poderão atender pacientes de média e alta complexidade, tanto para problemas ocasionados pela covid-19, quanto para outras comorbidades.

De acordo com as informações repassadas pela instituição, serão seis leitos destinados a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e outros três para convênios e planos de saúde privados. Conforme o diretor do Hospital, Jaime Kurmann, a habilitação definitiva ajuda a preencher uma lacuna na ofertas de serviços mais complexos, podendo assim, auxiliar, inclusive, no atendimento de pacientes de outras cidades conveniadas. “O Hospital e, principalmente, o paciente sofriam muito com problemas de transferência para outros municípios. A partir de março, poderemos tratar esse paciente na nossa instituição, com mais agilidade, qualidade e segurança”, destaca.

Anualmente, para cobrir os custos de manutenção dos leitos de UTI, o Ministério da Saúde e a Prefeitura de Garibaldi repassavam, cerca de R$ 1,2 milhão. “A administração municipal trabalhou incansavelmente desde o início de 2021 para que essa necessidade da comunidade fosse atendida. A habilitação qualifica nossos serviços, principalmente na urgência e emergência. Não precisaremos mais deslocar nosso paciente para outro local, sem contar que a família poderá acompanhar o tratamento de perto”, enfatiza a secretária de Saúde, Clarisse Lagunaz.

Foto: Assessoria de Comunicação Prefeitura de Garibaldi