Estão abertas até o final de junho, 122 mil vagas para cursos de qualificação profissional à distância. O Programa Novos Caminhos, do Ministério da Educação (MEC), busca incentivar o empreendedorismo e o estudo tecnológico no país. A vagas são gratuitas e os cursos serão oferecidos pelos institutos e escolas técnicas vinculadas às universidades federais e instituições das redes estaduais, distrital e municipais.  

Conforme o MEC, as vagas não serão disponibilizadas em sua totalidade numa única vez. Os cursos serão abertos aos poucos, após os acordos serem firmados entre o Governo e as instituições parceiras. Serão disponibilizados cursos nas áreas de ciências agrárias, tecnologia da informação, meio ambiente, fotografia, línguas e empreendedorismo. A carga horária varia de acordo com a oferta.  

Segundo o ministério, atualmente, já estão abertas oportunidades para se qualificar em áreas como agentes comunitários, assistente administrativo, comprador de moda, auxiliar pedagógico e operador de computador. A listagem de cursos e suas respectivas vagas já disponíveis podem ser conferidas neste link.

Foto: Banco de imagens