Cerca de cinco mil pessoas participaram da procissão de Corpus Christi em Bento Gonçalves, na tarde desta quinta-feira, 20. Os fiéis percorreram as principais ruas do Centro da cidade, passando pelos tapetes confeccionados por cerca de 600 voluntários, que se organizaram em grupos e prepararam os painéis pela rua Marechal Deodoro, seguindo até a frente do Santuário de Santo Antônio.

Neste ano, as paróquias Cristo Rei, São Roque, Santo Antônio e Nossa Senhora do Rosário de Faria Lemos, se uniram em realizaram a celebração. Após a missa, que foi celebrada pelo pároco Ricardo Fontana e co-celebrada pelos padres das paróquias participantes, os fieis saíram em caminhada pelas principais ruas da área central da cidade.

No trajeto, cânticos, orações e mensagens de reflexão eram entoados. A tradição de celebrar a festa do Corpo e Sangue de Cristo surgiu em 1214 e, neste feriado, os católicos celebram a presença do corpo e sangue de Cristo no pão e vinho.

Junto à celebração, os fiéis foram convidados a participarem de uma campanha, intitulada como “tapete solidário”, que visava arrecadar donativos para o banco de alimentos da paróquia Santo Antônio, que realiza a entrega de alimentos às famílias em situação de vulnerabilidade social.

Fotos e vídeos: Ranieri Moriggi e Gabriel Comerlato Fotografia