O mês de fevereiro deverá ser de temperaturas mais amenas do que as registradas durante janeiro, segundo apontam os prognósticos da meteorologia. No entanto, não espere que o calor vá embora, afinal, ainda estamos no verão e as previsões não mostram mudanças significativas do cenário. Inclusive, a estiagem deve permanecer por mais algum tempo, afetado ainda mais o território gaúcho que já sofre com a situação desde outubro do ano passado.

As temperaturas, segundo a meteorologista Carine Gama, da Climatempo, devem ficar dentro da normalidade para o período. Há chances de que novas ondas de calor possam chegar ao estado nas próximas semanas, porém, em menor intensidade do que as registradas em janeiro. “Devemos ter áreas com temperaturas acima da média, como Sul e Fronteira Oeste, porque estamos sob efeito do La Niña. (Fevereiro) Continua com temperatura alta, mas sem desvios tão grandes quanto em janeiro”, explica.

O calor excessivo registrado nas últimas semanas é decorrente de um bloqueio atmosférico, que acabou impedindo a entrada de frentes frias no Rio Grande do Sul.

A boa notícia é que a chuva fique acima da média normal em algumas regiões, como é o caso do Noroeste do RS. Já nas Central, Lestes, Oeste e Sul, as precipitações fique dentro do esperado. Somente no Extremo Sul é que os volumes fiquem abaixo do esperado para o mês.