O volume de chuvas para esta semana deverá ser excessivo, conforme apontam os serviços de meteorologia para toda a região Sul do país. No Rio Grande do Sul, a previsão é de que as precipitações alcancem expressivos índices na terça e quarta-feira, 8 e 9 de junho. Na quinta-feira, 10, o tempo começa a mudar e a instabilidade perde força.

Segundo a meteorologia, as estimativas apresentadas em levantamentos apontam acumulados muito altos em algumas regiões do Rio Grande do Sul. O fenômeno ocorre em razão de uma área de baixa pressão que deve atuar e se intensificar junto ao Leste de Santa Catarina, gerando instabilidade e muita umidade do mar em direção ao continente.

Nesta segunda-feira, 7 de junho, a Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu um alerta para possíveis temporais isolados com descargas elétricas, rajadas de vento que podem alcançar os 90km/h e eventual queda de granizo nas próximas horas.

A estimativa da meteorologia é de que chova cerca de 100 a 200 milímetros pontos de Santa Catarina, do Sul do Paraná e do Nordeste gaúcho, mas, especialmente, o indicativo de acumulados no período de 200 a 300 milímetros para pontos do extremo Nordeste gaúcho e o Leste do estado de Santa Catarina. Conforme as previsões, não estão descartados alagamentos e inundações em áreas urbanas e rurais com subida de rios e arroios. É alto ainda o risco de deslizamentos de terra e de queda de barreiras. Algumas rodovias podem ter queda de barreiras com obstrução total ou parcial, não se descartando alagamento de pista em alguns pontos.