A partir de 2020, o valor das mensalidades em escolas particulares do Rio Grande do Sul vão sofrer reajustes de 7%. Os dados são da pesquisa realizada pelo Sindicato do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinepe/RS), realizada entre os dias 4 e 18 de novembro, em 145 escolas associadas. De acordo com o sindicato, o reajuste é maior que o praticado em 2019, quando foi projetado o aumento em 6,8% no valor das mensalidades escolares.

Conforme o presidente do Sinepe/RS. Bruno Eizerik, os reajustes variam de acordo com as necessidades dos educandários, adequando-se às condições financeiras das famílias que contratam o serviço. “Quando as escolas vão fixar o valor da mensalidade, trabalham com a planilha de custos e olham para o entorno, a comunidade onde estão inseridas. Por isso que a margem é tão pequena entre o aumento do custo e o do gasto (da instituição)”, explica. Eizerik ressalta que os índices oficiais de inflação não são utilizados, necessariamente, como parâmetro para definir o reajuste anual. “Se a instituição vai modernizar o parque de computadores, estamos falando de investimento com moeda estrangeira”, exemplifica.

Conforme a pesquisa, o aumento de custos foi apontado em 84,2% dos educandários, ficando 5% acima do valor aplicado no aumento das mensalidades em 2019. Os custos com o pessoal foram, pelo terceiro ano consecutivo da pesquisa, o principal fator na composição da mensalidade, seguido dos gastos com infraestrutura.