Portanto, sejam perfeitos, como perfeito é seu Pai celestial. 5:48

A autora Kathleen Norris afirma que o perfeccionismo é uma das palavras mais assustadoras que se conhece. Ela o contrasta com a “perfeição” descrita no evangelho de Mateus. Descreve-o como “grave aflição psicológica que torna as pessoas muito tímidas para correr riscos necessários”. Mas, em Mateus, a palavra “perfeito” significa realmente maduro, completo ou inteiro. Kathleen conclui: “Ser perfeito… é abrir espaço para o crescimento [e tornar-se] maduro o suficiente para nos entregarmos aos outros.”

Entender perfeição assim nos ajuda a compreender a história de um homem que questionou Jesus sobre o que poderia fazer para “obter a vida eterna” (Mateus 19:16). Jesus respondeu: “guarde os mandamentos” (v.17). Ele pensou que tinha obedecido a todos eles, mas sabia que algo estava faltando. “O que mais devo fazer?” (v.20) ele perguntou.

Jesus identificou a riqueza desse homem como o gatilho que sufocava o seu coração. E lhe disse que se ele quisesse “ser perfeito” — inteiro, disposto a doar e receber de outros no reino de Deus — deveria se dispor a deixar de lado o que o impedia de fazer isso (v.21).

Cada um de nós tem a própria versão da perfeição, bens ou hábitos aos quais nos agarramos para obter o controle. Ouça o convite de Jesus para se render e encontrar a plena liberdade que só é possível nele (v.26).

Por:  Monica La Rose