Desde o início deste mês, o Pronto Socorro do Hospital Tacchini conta com a presença de médicos emergencistas, profissionais altamente capacitados e especializados no atendimento de emergência médica. A busca por profissionais com formação específica tem como objetivo aprimorar ainda mais a qualidade do atendimento oferecido aos pacientes, especialmente aqueles que apresentam níveis mais elevados de criticidade.

O Hospital Tacchini é reconhecido como referência regional no tratamento de uma série de condições médicas urgentes, como dor torácica, acidente vascular encefálico e politraumas. A presença dos médicos emergencistas garante aos pacientes um atendimento ainda mais especializado e ampliando a capacidade de resposta ágil em momentos cruciais.

Apenas em 2022, o Pronto Socorro do Hospital Tacchini realizou 78.737 atendimentos. Destes 4.992 tiveram a classificação de risco laranja (muito urgente) ou vermelho (emergência). O setor registrou ainda 99,28% de vidas salvas no mesmo período.

O que faz um médico emergencista

O médico emergencista é treinado e especializado no atendimento de situações emergenciais e críticas. Eles possuem uma formação específica para lidar com uma ampla gama de condições médicas urgentes, desde lesões traumáticas até doenças agudas graves. Sua atuação é fundamental para garantir um diagnóstico rápido e preciso, bem como um tratamento adequado aos pacientes que chegam ao Pronto Socorro em estado crítico.

Esses especialistas estão preparados para lidar com situações de alta complexidade, tomando decisões rápidas e precisas, e aplicando as medidas necessárias para estabilizar e tratar os pacientes em estado crítico. Em casos cirúrgicos, por exemplo, é do emergencista a responsabilidade por estabilizar o paciente até a chegada do cirurgião ou do ortopedista.