Na tarde da última quinta-feira (8), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) informou que obteve o desbloqueio de R$ 50 milhões, liberados pelo Ministério da Educação (MEC).

O valor liberado poderá apenas pagar bolsas de menores valores como do Programa de Formação de Professores da Educação Básica, Programas Pibid, Residência Pedagógica, Parfor, Proerb e UAB, totalizando cerca de 100 mil bolsas. Este valor, no entanto, não cobrirá as bolsas de programas de mestrado, doutorado e pós-doutorado no país.

Em nota a Coordenação se manifestou: “A Capes defenderá sempre que a regularização dos pagamentos devidos aos alunos e pesquisadores, a par de quaisquer considerações de ordem financeira, é medida que deve ser prioridade absoluta do Estado, não apenas em razão de sua natureza alimentar, mas principalmente em respeito aos profissionais e pesquisadores que mantêm e desenvolvem a ciência brasileira, pelos quais a atual gestão da Fundação nutre imenso respeito e admiração”.