Decisão coloca utensílio como uso recomendado nas ações contra Covid-19

No fim de sábado, 26 de fevereiro, às 23h, o governo do Rio Grande do Sul divulgou que o uso da máscara contra Covid-19 deixou de ser obrigatório em crianças abaixo de 12 anos. A decisão, que veio do Decreto 56.403, publicado no Diário Oficial, coloca o item como “recomendado” para o Sistema 3As de Monitoramento, que gerencia a pandemia no Estado.

Para chegar a essa mudança, o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) levou em consideração alguns aspectos técnicos. Segundo o setor do governo, não há evidências robustas que comprovem o benéficio do uso da proteção em algumas faixas etárias, como no caso das crianças. “A orientação é garantir o uso adequado de máscara, conclui-se que não há base técnica que suporte a obrigatoriedade de máscaras indiscriminadamente na faixa etária de três anos até 11 anos”.

Outra justificativa usada foi a vacinação infantil, que já vacinou 40% dessa parcela da população. De acordo com o governo, esse nível de Imunização já contribui para o controle da propagação do vírus.