Sábado, 12 de Setembro de 2026

ÚLTIMA HORA

Marciano e Giovandro conquistam pódios no Sul-Brasileiro e Gaúcho

Os pilotos Marciano Santin e Giovandro Tonini tiveram um fim de semana de resultados positivos na motovelocidade. Os atletas competiram nos dias 5 e 6 de setembro, durante a quarta etapa do Campeonato Sul-Brasileiro e do Campeonato Gaúcho de Motovelocidade, realizada no Autódromo Internacional de Tarumã, em Viamão. Santin garantiu a vitória na categoria até 500 cilindradas após uma disputa decidida nos últimos metros, enquanto Tonini terminou na segunda colocação e manteve a liderança do campeonato.

Depois de dois meses afastado das pistas, o pentacampeão brasileiro e tetracampeão gaúcho Santin, de 50 anos, retornou às competições em uma prova marcada pelo frio e pela falta de ritmo de corrida. O piloto não vinha treinando em razão do motor estar com problemas, mas conseguiu ajustar a motocicleta e durante os treinos de sábado conquistou a pole position.

Na corrida, Santin largou na frente e permaneceu na liderança nas primeiras voltas. Com o passar da prova, porém, o desgaste físico provocado pelas baixas temperaturas fez com que perdesse posições. O piloto chegou a cair para terceiro, mas reagiu nas voltas finais e assumiu a segunda colocação.

Marciano Santin

A disputa pelo primeiro lugar ficou para a última volta. Enquanto o adversário já comemorava a vitória e até o locutor anunciava o resultado, Santin conseguiu fazer a ultrapassagem na bandeirada. A diferença foi de apenas 80 milésimos de segundo, garantindo ao bento-gonçalvense uma vitória decidida praticamente na linha de chegada.

Além do resultado na etapa, o piloto deixou o fim de semana na liderança dos dois campeonatos na categoria até 500 cilindradas, tanto o Brasileiro como o Gaúcho de Motovelocidade. Para ele, o resultado teve um significado especial diante das dificuldades enfrentadas antes da prova. “Foi uma das provas mais emocionantes”, relata o piloto, que também agradece à família, a Jesus e aos patrocinadores pelo apoio.

A próxima etapa está marcada para o dia 4 de outubro, em Santa Cruz do Sul, onde ele terá a missão de defender a liderança nas duas competições.

Tonini permanece na liderança

O outro representante de Bento também precisou lidar com problemas mecânicos durante o fim de semana. Nos treinos livres de sábado, a motocicleta apresentou uma falha na embreagem. O piloto passou parte da madrugada tentando solucionar o problema, mas não conseguiu deixar a moto nas condições ideais para a prova.

Giovandro Tonini

Mesmo com a limitação, Tonini foi para o classificatório na manhã de domingo e conseguiu registrar o melhor tempo, garantindo a primeira posição no grid de largada.

Na corrida, o piloto permaneceu na disputa pela vitória até os metros finais. A chegada foi apertada e Tonini terminou na segunda colocação. Apesar de não ter subido ao lugar mais alto do pódio, o resultado foi suficiente para que ele mantivesse a liderança do campeonato.

O próximo desafio dele também será disputado em Santa Cruz do Sul.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ANUNCIE CONOSCO

Sua marca em destaque para milhares de leitores