Evento acontece no sábado, 9 de fevereiro, no Vale dos Vinhedos, a partir das 8h, onde o turismo, cultura, gastronomia e o esporte se aliam numa grande festa

Muito além de uma competição esportiva, a Maratona do Vinho é um evento que coroa a temporada da colheita da uva, principal produto para a elaboração dos vinhos, espumantes e sucos. Em fevereiro dá-se a colheita da uva. No sentimento de força vital e alegria de viver, criou-se a Maratona do Vinho, para encarar esse tipo de celebração de forma apaixonada, onde o espetáculo do mundo do vinho, turismo, cultura, gastronomia e esporte se aliam numa grande festa.

Bento Gonçalves no Vale dos Vinhedos, Monte Belo do Sul com os Vinhos de Monte Belo e Garibaldi na Estrada do Sabor, na Serra Gaúcha, será o palco do grande evento. Mais de mil competidores do Brasil inteiro já estão inscritos e o sucesso deste evento esportivo já está garantido.

Neste ano, a novidade é o Palco Cultural onde se apresentarão artistas da região e do estado mostrando a cultura ítalo gaúcha ao povo que lá se fará presente. Três palcos, um no Centro Esportivo Darwin João Geremia em Bento Gonçalves, outro na Vinhos Milani em Monte Belo do Sul e outro na Vinícola Vaccaro em Garibaldi, estarão com atrações.

A necessidade de aliar o esporte à cultura surgiu através de uma ideia do idealizador do evento Gregório Lavandoski e do músico e Produtor Cultural Alvaro Manzoni que é também diretor e cantor do grupo ítalo brasileiro Ragazzi Dei Monti. Assim idealizou-se o projeto via Lei de Incentivo à Cultura e se concretiza o sonho de mostrar a mais pura cultura presente na Região para o País.

Locais e horários dos shows

Os shows que iniciam às 8h com apresentação dos “Gauchinhos” no Centro Esportivo Darwin João Geremia, tem sequência às 9h com a Banda Nova, 10h Mabolebo Latino América Dança Show, 11h Paloma & Miqui e 12h Ragazzi Dei Monti. Já na Vinhos Milani em Monte Belo do Sul a partir de 8h30min se apresentam o Grupo Acordes e Ferrugem & Cris Marques, e na Vinícola Vaccaro, em Garibaldi, às 9h a apresentação será com Gera & Jonas. Toda esta programação é aberta para a comunidade sem qualquer cobrança de ingresso já que o patrocínio é da Nutrire (rações Monello Energy) e da Pratomil com financiamento da Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Estado do RS.

A produção cultural é do Ragazzi Dei Monti com incentivo e apoio de Lavandoski Promoções. De acordo com o produtor cultural Alvaro Manzoni, “é uma excelente oportunidade para mostrarmos que a Serra Gaúcha é um centro cultural que pode congregar eventos de qualquer natureza e mostrar que é importante oferecermos este tipo de espetáculo com acesso democratizado, com entrada gratuita fortalecendo a economia da cultura que tem papel importante no cenário econômico das famílias”, reforça.

Para Gregório Lavandoski que é o organizador da Matratona, “os shows culturais vem colaborar para dar ainda mais identidade à competição que não é somente uma competição esportiva, mas sim um evento que mostra à Região para o País divulgando o  turismo através do roteiro da Maratona que passa pelos parreirais, estradas do interior, belezas naturais e essa cultura viva presente no dia a dia das pessoas”, conclui.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Foto: Reprodução