Se o pão é necessário para o corpo, o convívio social é necessário para o corpo e para a mente. O imigrante, assentado no Rio Grande do Sul, lutou arduamente para garantir a sua sobrevivência. Sucessivamente gerações de descendentes destes bravos imigrantes procederam da mesma forma. Muitos assentamentos se desfizeram por causa do isolamento social, incapazes de encontrar formas aceitáveis de convivência. Normalmente, nestas epopeias que marcaram profundamente a HISTÓRIA DOS POVOS, destacam-se as carências e os êxitos econômicos. A sociabilidade é essencial ao homem e é indispensável que sejam criadas as condições para que, ela se manifeste, sob pena de atrofiamento do existir do ser humano.

Para realizar o apelo da sociabilidade e realizar-se humana e socialmente, o homem cria rituais e cenários, faz-se ator e espectador, numa multiforme objetivação da sociabilidade, nas circunstâncias de espaço e de tempo em que lhe for dado para viver. Reinventa o passado, a tradição e personaliza o presente. Por mais humilde que seja, por mais distante que se encontre de suas primeiras raízes, deixa de ser apenas um ser dado, um ser natural para tornar-se um SER CULTURAL E HISTÓRICO.

O imigrante acima destacado, e seus descendentes, vivendo em condições adversas às de todos os imigrantes transferidos para regiões inóspitas, reunindo tradições da terra de origem e adicionando o tempero local, desenvolveu formas de origem e adicionando o tempero local, desenvolveram formas de convivência e de lazer, responsáveis pela manutenção de sua rigidez mental, num contexto de trabalho exaustivo, que poderia tê-lo embrutecido. Em torno da CAPELA ( capela é a igrejinha sucursal da igreja matriz, nas colônias de assentamento de imigrantes, mas designa, também, a sociedade típica que se formou ao seu redor, com sua forma religiosa, social, cultural e econômica de ser ), erguida por ator anônimo ao longo de linhas e travessões, num regime de pequena propriedade familiar, concedido e desenhando pelo Governo Imperial do Brasil. Todos igualmente responsáveis, todos atores do mesmo palco e da mesma cena, sem nenhum astro convidado, ao menos no palco local.

Na CAPELA tudo é mais simples e mais próximo da originalidade natural da alma humana. Por isso, a emergência de formar a convivência e a criatividade e, sobre tudo pela sua intensidade vivencial. A riqueza interior das pessoas manifestava-se sem rodeios e de forma espontânea, tornando assim uma dimensão social de laços familiares de profundas interações.