Sem dúvida, a Linha Palmeiro é a mais importante de todas as Linhas da Ex-Colônia Dona Isabel, colonizada pelos imigrantes italianos a partir de 1875. Não somente a mais importante, como também a mais extensa pelo número de lotes e superfície. Ao longo desta linha, com o decorrer dos anos, surgiram múltiplas profissões e atividades que vinham ao encontro das necessidades específicas desta microrregião linear, como: moinhos movidos à água, serrarias a vapor, trilhadeiras movidas a animais e, posteriormente, movidas a motor, carpintarias, sapatarias, fábricas de queijo e salame, cantinas de vinho, alambiques, ferrarias com malho, casas de pasto, carroças para serviço de frete, açougue e casas de doces.

As manifestações culturais aconteceram principalmente na música e no canto. Nos domingos, ao entardecer, era costume ouvir belas melodias de canções italianas. Mas a maior manifestação cultural no campo da música foi a fundação de Bandas Musicais. Uma foi criada pelos irmãos Giuseppe e Antônio Menta. Em 1926, o Padre Agostinho Ghislene fundou a banda musical da paróquia de Caravaggio, sob sua própria regência.

Em se tratando de pessoas ligadas à cultura e à arte da Linha Palmeiro, devemos enaltecer o belo trabalho realizado frente à banda e ao Coral do Santuário de Carravaggio pelo Sr. Pietro Sebastiano Vieccelli, nascido em 28 de junho de 1905, em Fongazo da Província de Belluno, Itália, filho de Vittore Vieccelli e de Maria De Venz. Emigrou para o Brasil junto com seus pais, chegando a Caravaggio em 1915.

Os moradores desta linha, como os demais imigrantes italianos de outras Linhas e Travessões, manifestaram sua fé, sua religiosidade e sua união fraterna nas construções de igrejas, capelas, campanários e capitéis. Através dos anos, ao longo da Linha Palmeiro, foram construídas 10 capelas e muitos capitéis. Das 10 capelas, duas tornaram-se Paróquias: São Marcos e Caravaggio.

Os registros paroquiais, praticamente, não trazem absolutamente nada em relação ao histórico e à evolução das capelas.

As capelas, cujo belo costume foi trazido da Itália, constituíam-se em verdadeiros centros de animação comunitária, através de atividades sociais, esportivas e religiosas. Sua construção era uma exigência do próprio grupo local, partindo exatamente de manifestarem sua fé, sua união ao redor do mesmo espírito patriótico. A melhor roupa para assistir a missa dominical, pela manhã, após andar a pé ou a cavalo vários quilômetros até chegar à sede paroquial de Santo Antônio de Bento Gonçalves.