Espaço, localizado no andar térreo do novo prédio, tem entrada principal pela rua General Osório, acesso interno ao estacionamento e é aberto ao público

Completando 99 anos na quarta-feira, 20, o Hospital Tacchini inaugurou na segunda-feira, 18, o mall do Hospital do Tacchimed. O espaço, localizado no andar térreo do novo prédio, tem entrada principal pela rua General Osório, acesso interno ao estacionamento e é aberto ao público.

O local coloca à disposição da comunidade um conjunto de serviços de conveniência com 10 lojas. No mesmo espaço, também está em funcionamento um posto de coleta de exames laboratoriais em parceria com a Weinmann, um ambiente exclusivo para atendimento de clientes particulares e do plano de saúde Tacchimed.

A inauguração marca a abertura dos primeiros serviços de saúde que serão oferecidos na estrutura. “Esta é a inauguração da segunda etapa de um grande projeto que iniciou há dois anos. Em maio deste ano, inauguramos o estacionamento, agora o conjunto de lojas de conveniência, restaurante, uma loja do Tacchimed e laboratório. O prédio também já conta com uma unidade da faculdade de medicina pronta, aguardando a finalização dos processos de aprovação do Ministério da Educação (MEC) para depois seguir a continuidade do prédio com unidades de internação, de reabilitação, entre outros”, enfatiza o superintendente do Hospital Tacchini, Hilton Mancio.

No espaço que está sendo construído, vai funcionar toda a estrutura do Tacchimed. “Já fazem alguns anos que a gente queria dar esse conforto a mais para o paciente do plano de saúde. Então, esse ambiente cria essa condição mais favorável para um atendimento e foi criada essa condição bastante diferenciada”, considera Mâncio.

Mas, além das facilidades dos atendimentos dos clientes Tacchimed, algumas novidades também vão fazer parte de toda essa reformulação. “Esse movimento todo traz um conjunto de coisas novas para o Sistema Único de Saúde (SUS), pois ele abre espaço dentro da estrutura para novos serviços e ampliações dos mesmos via SUS. Mexendo em toda essa infraestrutura, toda a população é beneficiada”, realça.

Agora, os investimentos seguem para que seja possível a conclusão de novos espaços. “Até o final do ano, estamos terminando de fechar todo o prédio, a parte externa, mas lembrando que ano que vem estamos inaugurando o Medical Center. Então, são dois investimentos crescendo simultaneamente e ambos gigantes. Queremos agradecer a confiança de todos, pois o Tacchini está aqui há 99 anos, e segue rumo ao 100 com muita vitalidade e coragem para conseguir fazer o melhor pela comunidade de Bento Gonçalves e região”, considera.

O presidente do Conselho de Administração do Tacchini, Antonio Massignan, enfatizou, durante sua fala, que a estrutura está sendo construída com recursos próprios. “Esse hospital está sendo adquirido 100% a partir de investimento privado e isso tem que ficar muito claro para a comunidade. Mas isso não quer dizer, entretanto, que ele não vai impactar a saúde pública. Viabilizando novos investimentos na saúde privada, também tem uma série de ações que vão garantir também a constante melhoria dos atendimentos para os pacientes do SUS. Um exemplo prático disso é o setor de hotelaria. Quando os pacientes do plano de saúde passarem a realizar suas internações no novo hospital, o espaço que hoje é ocupado pelos clientes Tacchimed passará a pertencer ao SUS. Esse é um processo complexo, que deve levar cerca de seis anos para ser concluído, mas que desde o início faz parte do nosso plano de expansão”, considera.

Ele também agradeceu a todos que fizeram parte da história de quase dez décadas de instituição. “Há 99 anos, abrimos as portas para atender a comunidade e esse compromisso vai permanecer o mesmo para sempre. Ao olhar para o passado não tão distante, alguns podem até mesmo se assustar com tudo que foi realizado daqui. Mas, olhando para o futuro, vemos que é possível e que este é apenas um dos passos de um projeto de expansão grandioso. Ao mesmo tempo, enxergo em cada pessoa envolvida uma vontade de fazer ainda mais e de chegar mais longe. Me orgulho muito em saber que estamos todos comprometidos: médicos, colaboradores, técnicos de enfermagem, enfermeiros, superintendentes e conselheiros no mesmo objetivo que é melhorar a qualidade de vida e a saúde da nossa comunidade”, expõe.

O prefeito, Diogo Segabinazzi Siqueira, lembrou que a parceria do poder público com a casa de saúde é de longa data. “Temos aqui uma instituição filantrópica, comunitária, que a cada ano que vai passando vai melhorando. Ela está enraizada em Bento e região, e a relação entre prefeitura e Tacchini é próxima. Hoje, são atendidos 60% dos pacientes Sistema Único de Saúde (SUS) no espaço”, revela.

Outras estruturas

O projeto do Hospital do Tacchimed está sendo executado em parceria pelas construtoras Poletto e Tedesco. Os 14 andares da construção já estão erguidos, em um processo que durou menos de 12 meses. Externamente, resta apenas a parte de acabamentos para ser realizada.
O novo prédio também tem concluídas as obras do 2º andar, que será dedicado exclusivamente ao primeiro curso de medicina de Bento Gonçalves, concretizado a partir da parceria com a Univates. O projeto ainda prevê que os demais andares abriguem 120 vagas de internação e um centro de reabilitação fisioterápico. O planejamento para estes andares é realizar a abertura gradativa das instalações de acordo com o crescimento da demanda da comunidade.

Aplicativo

Além da estrutura, também foi lançado o aplicativo do Tacchimed, exclusivo para clientes do Plano de Saúde. O app também já está disponível gratuitamente na Play Store para celulares com sistema operacional Android e na App Store para celulares com sistema operacional iOS.