Discursos pessimistas muitas vezes acabam ganhando maior reverberação do que aqueles que elevam o espírito e motivam para objetivos maiores. Há quem diga que a culpa é da mídia, que acaba quase que invariavelmente dando maior destaque à tragédia do que às coisas boas da humanidade.

É também por isso que a capa do Semanário de hoje prefere pegar a contramão. Se o país vive um momento de extremo descrédito em torno de sua classe política e dos governos; se a economia padece por conta de decisões equivocadas num passado recente, é importante mostrar que nem tudo vai mal e que é possível ressurgir com vigor mesmo que os prognósticos pudessem não ser os mais favoráveis.

Aí está o time de Vôlei Bento Isabela a comprovar esta tese. Vem de uma campanha irretocável que deverá ser coroada esta noite num ginásio municipal que se espera lotado. Trata-se da boa semente que volta a germinar uma vez que teve condições favoráveis para tanto. Não é à toa que dois nomes como o de Dentinho e do técnico Rabelo se destaquem na campanha em meio a jovens valores. Aqui eles tiveram oportunidades em outros tempos e agora voltam de uma forma profissional, sim, mas imbuídos de um espírito de equipe e com uma vontade ímpar de retribuir o que a cidade lhes oportunizou. Também o presidente Marcos Paulo Machado está na origem da história do vôlei profissional na cidade.

Parece cristalino que este tipo de relação, que vai além do profissional e alcança o aspecto afetivo, é determinante nas pessoas, empresas e equipes que tem sucesso. Mais do que a técnica apurada e o conhecimento, é preciso ter organização e uma vontade interna acima da média para sobrepujar adversários e concorrentes alcançando a simpatia do público, ou do consumidor.

O sucesso do Bento/Isabela deve servir de exemplo para outras equipes, para empresas e para a vida profissional de muita gente. É preciso sempre dar um pouco além do que se imagina poder. O Bento Vôlei está elevando o nome de Bento Gonçalves de uma forma muito positiva. Então a toda a equipe, quadro diretivo e a esta torcida que faz a diferença, parabéns.