Cerca de 15 mil pessoas são esperadas para a comemoração ao padroeiro do município. A festividade ocorre nesta segunda-feira, 13 de junho, dia de Santo Antônio. A festa é uma das maiores e mais antigas da região e neste ano está em sua 138ª edição. Com o tema Misericordiosos como o Pai, o evento deve reunir devotos de diversos municípios da região e também de Bento Gonçalves. Mas para que toda a programação do dia festivo seja realizada, o trabalho voluntário de diversas pessoas é necessário.

Há mais de um mês a imagem e a relíquia do Padroeiro visitam as comunidades atendidas pela paróquia, como forma de orar e agradecer as bênçãos alcançadas. Santo Antônio, além de ser conhecido como casamenteiro e auxiliar na busca pelos objetos perdidos, ajudava também os pobres. Ele era frade franciscano e todos os dias distribuía alimento aos que passavam fome. É por isso que em vários lugares existe o costume de seus devotos distribuírem alimentos e pães para ajudar na alimentação dos mais carentes.

Pão de Santo Antônio

Durante a segunda-feira, 13, cerca de 90 mil pãezinhos bentos devem ser distribuídos aos fiéis que participam das celebrações ao longo do dia. Os coordenadores deste trabalho, auxiliados por uma equipe, são Rui Flaiban, Olímpio Damian e Lucindo Falcade.

Falcade é um dos coordenadores da equipe que distribui os pãezinhos todos os meses durante as celebrações e no dia da festa do padroeiro. A entrega do alimento bento para os fiéis inicia às 7h da manhã, logo na primeira missa do dia. “Somos uma equipe e todo dia 13 de cada mês tem o pãozinho, coordenamos e definimos quem empacota, embala, quanto deve ser feito. Especificamente para o dia da festa o trabalho é redobrado. Além dos devotos que passam pelo local, representantes de hospitais de cidades da região também buscam o pão bento, e até mesmo muitos turistas levam para outros locais. Ano passado, por exemplo, argentinos levaram os mantimentos”, comenta.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário deste sábado, 11 de junho.