O Ministério da Saúde informou nesta segunda-feira, 6 de dezembro, que mais de 90% da população-alvo já recebeu, pelo menos, uma dose da vacina contra o coronavírus. Atualmente, mais de 159,5 milhões de pessoas já iniciaram o ciclo vacinal e 140,5 milhões estão com as duas doses da vacina em dia. Os números da Campanha de Vacinação Nacional mostram que pelo menos nove estados já ultrapassaram a marca dos 90% de aplicação da primeira dose, entre eles, o Rio Grande do Sul.

Além do estado gaúcho, Santa Catarina, Roraima, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraíba, Piauí, Paraná e São Paulo. seguem a lista. Desde o início da campanha, o governo já distribuiu mais de 378 milhões de doses no país. Desse total, 314 milhões já foram aplicadas. “Nós temos um Programa Nacional de Imunizações (PNI), que é forte e realiza hoje uma das maiores campanhas de vacinação da história do Brasil. Se juntarmos os outros agentes imunizantes do Calendário de Vacinação brasileiro, ao todo, são quase 1 bilhão de doses de vacina. Isso só demonstra que o nosso Sistema Único de Saúde é forte, que foi capaz de implementar e colocar em prática uma campanha de vacinação tão importante e significativa”, disse o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz.

Para o ano que vem, o Ministério da Saúde garante a aquisição de mais de 354 milhões de doses para dar continuidade à campanha de vacinação contra a covid-19.