Segundo dados do Cartório Eleitoral de Bento Gonçalves, cerca de 3,9 mil pessoas realizaram atualização do título

De 1º de abril até o dia 9 de maio, os cartórios eleitorais de todo o Brasil estiveram acolhendo os cidadãos que desejaram realizar atualizações de cadastros. Segundo o representante da unidade em Bento Gonçalves, Ricardo de Abreu, passado o período, 89. 397 pessoas estão aptas a votar nas próximas eleições na Capital da Uva e do Vinho.

Segundo de Abreu, a procura pela atualização do título na cidade superou as expectativas. “Realizamos 3.910 operações cadastrais, sendo as mais frequentes os recadastramentos de dados dos eleitores e transferências do título para Bento”, ressalta.

Questionado sobre o número de cidadãos que ainda constam como irregulares ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), de Abreu afirmou que não é possível mensurar esta relação. “Estatisticamente, a maior irregularidade é do eleitor com ausência às urnas (não votou) não justificada (não justificou)”, explica.

O representante ainda acrescenta que a legislação brasileira propõe a obrigatoriedade no comparecimento às urnas. “Assim, permanece regular o eleitor que, estando em outro município, comparece a uma seção eleitoral no dia da eleição (e justificando eletronicamente)”, pontua de Abreu.

Cadastramento Biométrico

Desde outubro de 2015, todo o eleitor do Rio Grande do Sul que procura a Justiça Eleitoral para fazer o seu alistamento, revisar seus dados ou mudar seu domicílio, tem seus dados biométricos coletados. Além desse recadastramento regular, que acontece sempre que o eleitor espontaneamente procura atendimento, também está sendo utilizado, para concluir o processo de coletas dos dados biométricos em determinados municípios, o mecanismo de revisão do eleitorado. Segundo o TRE será definido um período em que o cidadão será obrigado a comparecer sob pena de ter seu título cancelado.

Ainda conforme o Tribunal Regional Eleitoral, em 426 municípios, este processo foi concluído. Nos demais 71 municípios a revisão vai acontecer após as eleições de 2018, em datas a serem definidas. A previsão, segundo o orgão, é de que o recadastramento biométrico seja concluído, em todos os municípios do estado, até as eleições de 2022.

Entre as cidades que ainda não estão em haver com a biometria, a localidade que apresenta menor adesão é Irai, com 12% da população cadastrada. Conforme levantamento do TRE, cerca de 41 mil bento-gonçalvences já estão regularizados, o que representa pouco mais de 45%.

Quem ainda não realizou a sua biometria, pode, através da plataforma online, agendar uma consulta e marcar atendimento presencial na unidade da cidade. A solicitação está disponível no www.tre-rs.jus.br.
Na plataforma também há requerimentos de justificativas de ausência de voto. O documento deve ser preenchido, assinado e entregue em um cartório eleitoral.