Terminado o primeiro semestre de 2016, já é possível contabilizar os números da Operação Balada Segura em Bento Gonçalves. E os resultados são expressivos após a realização de 24 bltize em pontos movimentados da cidade, entre janeiro até o final do mês de junho. O órgão responsável pela realização das operações é o Departamento Municipal de Trânsito (DMT).

No total, foram registradas 450 autuações, conforme informações divulgadas pelo próprio DMT. Essas ocorrências não estão relacionadas apenas a motoristas alcoolizados. Elas variam em diversos artigos do Código de Trânsito Brasileiro, desde motorista sem habilitação, até modificações no carro e falta de uso de cinto de segurança.

No entanto, os números de casos de embriaguez também estão discriminados no relatório. Durante o período, foram realizados mais de 1200 testes de bafômetro nas operações Balada Segura. Destes, 61 condutores foram autuados no artigo 165 do CTB, perdendo o direito de dirigir por 12 meses e sofrendo medidas administrativas. Também houve 184 casos de alcoolemia ou recusa a realização do bafômetro. Por fim, foram registrados 18 crimes de trânsito, enquadrados no artigo 306 do CTB.

O recolhimento de documentos também atingiu números expressivos. Foram 264 carteiras nacionais de habilitação (CNH), além de 43 certificados de registro e licenciamento de veículos (CRLV). O número total de veículos recolhidos para depósito foi de 41.

Os meses de janeiro e fevereiro, nos quais tradicionalmente o número de operações da Balada Segura se intensificam, lideram a quantidade de autuações – 119 e 76, respectivamente. As abordagens de veículos também foram maiores no começo de 2016, com destaque para as 321 do primeiro mês. Apesar disso, o mês de junho também teve números importantes, com 240 veículos abordados e 62 autuações.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário deste sábado, 2 de julho.