Em pouco mais de 24 horas após o anúncio do governo, mais de 22 milhões de pessoas realizaram o cadastramento no sistemas da Caixa Econômica Federal para solicitar auxílio emergencial de R$ 600. O valor faz parte do apoio financeiro, devido a pandemia no novo coronavírus. Para solicitar o cadastramento, é necessário acessar o site auxilio.caixa.gov.br e ao aplicativo  Caixa | Auxílio Emergencial, disponível nas plataformas Android e iOS, destinados a esses cadastramentos. 

Após finalizar o procedimento, o usuário precisará aguardar a análise do governo no pedido, ou seja, mesmo sendo solicitado, não há garantia de que o requerente seja beneficiado. A liberação do valor só ocorrerá após o cruzamento de dados do governo.

Quem pode realizar o cadastro

De acordo com a Caixa Econômica Federal, o processo deve ser feito apenas por pessoas que não integram a base do Cadastro único dos programas Sociais do Governo Federal. Quem já realizou o cadastro nos sistemas do governo não precisarão realizar o procedimento.

O instrumento é voltado aos microempreendedores individuais, contribuintes individuais do INSS e informais que não fazem parte de nenhum programa do governo federal. Devem ser beneficiados com a proposta, cerca de 54 milhões de pessoas.