O Observatório do Trabalho da Universidade de Caxias do Sul divulgou a Carta Mensal do Mercado de Trabalho Formal de setembro de 2017 para a região de abrangência da UCS: Bento Gonçalves, Canela, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Guaporé, Nova Prata, São Sebastião do Caí, Veranópolis e Vacaria.

Os dados da Carta são extraídos da base de dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS).

EVOLUÇÃO​ ​DO​ ​EMPREGO​ ​NO​ ​MUNICÍPIO​ ​DE​ ​BENTO​ ​GONÇALVES

No mês de Setembro foram abertos 178 postos de trabalho em Bento Gonçalves, um acréscimo de 0,46% sobre o total de empregos formais. Nesse período, os setores que mais abriram postos de trabalho foram o da Indústria de Transformação​, com 91 vagas a mais, seguido pela Construção Civil​, com 59 vínculos abertos. Os únicos setores que fecharam postos de trabalho foram o da Extrativa Mineral​, com 3 vínculos encerrados, seguido pela Agropecuária​, com 2 vagas fechadas. O saldo acumulado no ano é de 22 vagas abertas. Nos últimos 12 meses foram encerrados 741 postos de trabalho no município, um decréscimo de 1,87%. Nesse mesmo período os setores que mais fecharam postos de trabalho foram o da Indústria de Transformação​, com 308 vínculos encerrados, seguido pelos Serviços​, com 203 vagas a menos. Os únicos setores que criaram postos de trabalho foram o da Agropecuária ​e a Extrativa Mineral​, com 15 e 5 novas vagas, respectivamente. O setor que obteve maior crescimento relativo no período foi o da Agropecuária​, com um acréscimo de 11,03%.