O Ministério da Saúde lançou na segunda-feira, 27, em conjunto com o Hospital Moinhos de Vento de Porto Alegre, dados preliminares do projeto “POP-Brasil-Estudo Epidemiológico sobre a Prevalência Nacional de Infecção pelo HPV”. A pesquisa foi realizada em 26 capitais brasileiras e no Distrito Federal.

Do total de pessoas que participaram do estudo (7.586 entrevistas), 2.669 foram analisadas para tipagem de HPV. Das pessoas testadas entre a população brasileira de 16 anos a 25 anos, a prevalência estimada de HPV foi de 54,6%, sendo que 38,4 % destes participantes apresentaram HPV de alto risco para o desenvolvimento de câncer. O HPV (Papilomavírus Humano) é um vírus que está associado ao câncer de colo uterino, pênis e boca.

A pesquisa faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde. Os dados finais deste projeto serão disponibilizados no relatório a ser apresentado ao Ministério da Saúde em abril de 2018. O Estudo identificou os fatores demográficos, socioeconômicos, comportamentais e regionais associados à ocorrência do HPV em mulheres e homens entre 16 e 25 anos de idade, usuários do SUS nas 27 capitais brasileiras.