A quarta remessa de vacinas contra a Covid-19, enviada pelo Ministério da Saúde, deve chegar neste domingo, 7, ao Rio Grande do Sul. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), a carga com 193,2 mil doses do imunizante deve desembarcar em Porto Alegre em pouso previsto para às 11h15min da manhã, procedente de Guarulhos, São Paulo.

Com as novas doses , o governo gaúcho pretende iniciar a segunda fase de imunização, incluindo idosos acima de 85 anos, além de ampliar a vacinação dos profissionais da saúde. 

“A nossa expectativa é de que, com essas doses, a gente possa fazer, ao longo dos próximos dias, a imunização de 43% da população acima dos 85 anos aqui no Rio Grande do Sul. Além disso, tendo em vista que uma parte maior dos idosos está vivendo no litoral, em função até do isolamento, estamos garantindo o repasse considerando essa realidade do nosso estado”, destacou o governador Eduardo Leite em discurso na última sexta-feira. 

Importante

  • Do total de 193,2 mil doses, aproximadamente 147 mil destinam-se aos idosos, número suficiente para atingir cerca de 43% população com mais de 85 anos.
  • As outras cerca de 46,2 mil doses servirão para alcançar em torno de 78% dos profissionais que trabalham em unidades de saúde no estado.
  • A distribuição para as coordenadorias regionais ocorrerá na segunda-feira (8) com apoio de aeronaves da Brigada Militar e Polícia Civil.
  • Após, cada município retira o que lhe é destinado e pode organizar a imunização de seus residentes. 

Atenção, idosos:

Para receber a vacina, o idoso deverá, presencialmente, apresentar o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Se não tiver, poderá receber a vacina com um documento com CPF. O reforço da CoronaVac é aplicado 28 dias após a primeira dose.

Foto: Arquivo JS