Equipamentos devem chegar ao estado ainda nesta semana

Em visita a Porto Alegre, o ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, anunciou o envio de mais 100 respiradores ao Rio Grande do Sul. Os equipamentos devem chegar em território gaúcho ainda nesta semana. 

Segundo o governo do estado, desde o início da pandemia, o governo federal já enviou 535 aparelhos a unidade da Federação, sendo 372 do modelo beira leito e outros 163 de transporte. Com a nova centena, o total de respiradores destinados pelo Ministério da Saúde é de 635. 

Em entrevista coletiva no Palácio Piratini, Pazuello voltou a reforçar a orientação do Ministério da Saúde para se buscar auxílio médico logo nos primeiros sintomas da infecção pelo coronavírus. “O tratamento ideal é o tratamento precoce. Se teve sintomas, procure imediatamente atendimento básico nos postos de triagem, UPAs e UBSs em seus municípios ou estrutura hospitalar. O médico é soberano no diagnóstico da Covid-19”, pontua.

O ministro interino da Saúde também anunciou o envio, até o final de julho, de um novo equipamento extrator para o Laboratório Central do Estado (Lacen), o que, de acordo com o governo local, possibilitará mais do que dobrar a quantidade diária de testes RT-PCR.