A competição foi realizada em Cusco, no Peru, entre os dias 11 e 15 de outubro. O atleta bento-gonçalvense não obteve o pódio, mas trouxe inúmeros aprendizados

A cidade de Bento Gonçalves contou com um competidor no certame Pan-americano de Downhill, realizado no Peru. O atleta Lucas Bertol representou o município – e o país – na competição, ficando na 20º colocação na categoria Elite. A última competição que Bertol disputou além das fronteiras nacionais aconteceu há cinco anos. “Meu último Pan fora do Brasil foi em 2018. Fiquei muito animado em voltar a competir fora do país. Infelizmente cai, mas adquiri muita bagagem, aprendi que sempre podemos treinar mais”, comenta.

A preparação para o evento foi um pouco diferente, desta vez, devido ao terreno ser muito acidentado. Além disso, a altitude foi um dos fatores que causou dificuldades maiores. “Foquei mais na parte física, pois sabia que a altitude seria o maior desafio. A largada estava a quatro mil metros acima do nível do mar, e também por ser uma pista longa, com um terreno muito solto que mudava a cada descida”, explica.

Competindo contra atletas de diversas partes do mundo e cada um com diferentes habilidades e técnicas, ele afirma que a experiência conquistada é de grande importância. “Esse ano contamos com alguns pilotos de copa do mundo. Durante a competição foi possível ver um estilo diferente de pilotagem desses atletas e consegui aprender com eles”. Ele diz ainda que, “apesar de ser um esporte individual, sempre há uma troca de experiência entre os pilotos”.
Por fim, Lucas Bertol comentou o apoio recebido para participar da competição. “Meu agradecimento é para todos que me apoiam e tornaram possível minha participação. Me sinto em dívida por não ter conseguido o resultado esperado, mas sempre fica o aprendizado para voltar mais forte e preparado na próxima”, conclui.

Foto: Arquivo Pessoal