Um novo lote com 75 mil doses da vacina contra o coronavírus AstraZeneca, deve chegar ao Rio Grande do Sul na quinta-feira, 28. O número não é suficiente para suprir a falta do imunizante que já atinge alguns municípios que necessitam do insumo para completar o esquema vacinal em quem recebeu a primeira aplicação. A chegada da nova remessa atende a uma demanda solicitada pelo Estado ao Ministério da Saúde ainda na segunda-feira, 25.

Mesmo chegando na quinta-feira, o governo espera distribuir as doses somente na próxima semana. Nesta quarta-feira, 27, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) divulgou nota autorizando a utilização de vacinas da Pfizer em pessoas que foram imunizadas com a primeira dose de AstraZeneca há mais de oito semanas.

No dia 19 de outubro, já havia sido aprovado no Rio Grande do Sul a redução no intervalo entre as duas doses da Astrazeneca, de 12 para oito semanas. Em setembro, o Estado havia recebido 534 mil doses da vacina da Oxford, enquanto em outubro essa quantidade foi de 329 mil até este momento.

Foto: Patrícia Coelho / Divulgação PMPA