O líder de uma facção criminosa que comanda o tráfico no estado de São Paulo foi preso na manhã desta sexta-feira, 4 de setembro, em Bento Gonçalves. A ação ocorreu por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) – Núcleo Serra, em conjunto com a Brigada Militar. A operação intitulada Sintonia, tem como foco uma rede de pessoas físicas e jurídicas voltadas à lavagem de dinheiro proveniente do tráfico de drogas e de outras atividades ilícitas.

Na cidade, foram cumpridas 22 ordens judiciais, sendo 13 mandados de busca e apreensão e nove medidas constritivas de indisponibilidade de imóveis e veículos.

Segundo a polícia, entre os bens apreendidos estão veículos de luxo que eram ostentados pelos investigados. Uma residência de alto padrão, com comodidades como piscina aquecida, calefação, aquecimento solar e a óleo também foi indisponibilizada durante o processo.

O preso desta manhã possui antecedentes por tráfico de drogas e homicídio, já anteriormente apontado como liderança da facção Primeiro Comando da Capital (PCC) e responsável por laboratório itinerante que refinava grandes quantidades de cocaína mensalmente. Também está sendo apurada a utilização de identidade falsa ele, que se encontrava foragido. A identificação desse indivíduo foi realizada por peritos do Departamento de Identificação do Instituto Geral de Perícias, que prestou apoio à operação.

Fotos: Ministério Público / Divulgação